Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor do campus são empossados
Início do conteúdo da página Notícias

Membros do Conselho Diretor do campus são empossados

Conselheiros titulares e suplentes tomaram posse no dia 04 para mandato de dois anos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 08/10/2019 09h31
  • última modificação 08/10/2019 09h32

(Da esq. à dir.) Joaquim Francisco, Luiz Carlos, Irlahi Linhares, Roberto Brandão, Madalena Neves, Marco Torreão e Nataniel Santos

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado Rosário realizou na sexta-feira (04), na Câmara Municipal de Rosário, a cerimônia de posse dos membros de seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pela diretora-geral da unidade,

Madalena Neves, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão e da prefeita Irlahi Linhares. O Condir tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos.

A presidenta do Condir e diretora-geral do Campus Avançado Rosário, Madalena Neves, ressaltou a importância que o colegiado terá para a garantia de uma gestão democrática e participativa. “A partir de agora, teremos um conselho para trabalharmos juntos, compartilhando responsabilidades, a fim de promover o desenvolvimento da nossa região”.

O reitor Roberto Brandão explicou que a criação dos Conselhos Diretores dos campi é um mecanismo para assegurar a participação dos segmentos internos e da sociedade civil na gestão do Instituto. “Nosso intuito é dividir responsabilidades e garantir que os diferentes olhares possam nos levar às melhores decisões. Esse é um ato de democracia e é assim que buscamos conduzir a gestão do Instituto Federal do Maranhão”. Roberto Brandão falou ainda sobre a obra de construção das instalações definitivas do Campus Avançado Rosário, que deve ser inaugurado no início de 2020.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares, destacou que a presença do IFMA representa um marco na história de Rosário e é um legado para as atuais e futuras gerações. “Sem a educação, nada somos. A educação é fundamental e traz avanços em todos os setores”.

O presidente da Câmara Municipal de Rosário, vereador Luiz Carlos de Oliveira, parabenizou os membros do Conselho Diretor e ressaltou também a importância da instalação do IFMA em Rosário. “Será um avanço muito grande para a região do Munim e para a região metropolitana de São Luís. Essa obra vai beneficiar muito o nosso povo”.

O secretário municipal de Educação de Rosário e representante do segmento sociedade civil, Joaquim Francisco Neto, falou sobre o papel do IFMA no cenário educacional de Rosário e região. “É uma grande honra ter acompanhado desde o início essa luta pela implantação do IFMA aqui no município. Agradeço a oportunidade de fazer parte da primeira composição do Condir”.

A mesa diretora foi composta também pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Marco Torreão Filho; e pelo aluno Nataniel Santos Martins, representante do segmento discente.

 

Composição                                                                                                                       

O Condir do Campus Buriticupu será composto pelos seguintes membros:

 

PRESIDENTA         MEMBRO
Madalena Martins de Sousa Neves Nato
REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO
Marco Antonio Goiabeira Torreão Filho NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMBRO
Fernanda Mendes de Andrade Ramos NATO
SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO MEMBRO
Giordania Tavares Costa Ribeiro TITULAR
Josué Silva de Araújo SUPLENTE
SEGMENTO DOCENTE MEMBRO
Elyzabelle Pacheco Costa de Vasconcelos TITULAR
Alexsandra Maura Costa Bernal Martins SUPLENTE
SEGMENTO DISCENTE MEMBRO
Nataniel Santos Martins TITULAR
Nayla Cristina Coutinho Campos SUPLENTE
SEGMENTO EGRESSO MEMBRO
Leandro dos Santos Rocha Lima TITULAR
Thiago Leandro da Costa dos Santos SUPLENTE
SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL MEMBRO
Joaquim Francisco de Sousa Neto TITULAR
Valéria Mendes Pereira SUPLENTE
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
Raimundo Nonato da Silva Sousa TITULAR
Luane Feitosa Tavares SUPLENTE
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
Agenor Almeida Filho TITULAR
Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro SUPLENTE

 

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

 

Visita às obras do Campus Avançado Rosário

Após a cerimônia de posse do Condir, servidores do Campus Avançado Rosário, a comitiva do reitor e a equipe da Diretoria de Infraestrutura do IFMA visitou a obra de construção das instalações definitivas do campus, situada no km 3 da BR 402, entre os municípios de Rosário e Bacabeira.

 

Galeria de fotos

Mais fotos

Fim do conteúdo da página