Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor do campus são empossados

Membros do Conselho Diretor do campus são empossados

Conselheiros titulares e suplentes tomaram posse no dia 04 para mandato de dois anos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 08/10/2019 09h31
  • última modificação 08/10/2019 09h32

(Da esq. à dir.) Joaquim Francisco, Luiz Carlos, Irlahi Linhares, Roberto Brandão, Madalena Neves, Marco Torreão e Nataniel Santos

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado Rosário realizou na sexta-feira (04), na Câmara Municipal de Rosário, a cerimônia de posse dos membros de seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pela diretora-geral da unidade,

Madalena Neves, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão e da prefeita Irlahi Linhares. O Condir tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos.

A presidenta do Condir e diretora-geral do Campus Avançado Rosário, Madalena Neves, ressaltou a importância que o colegiado terá para a garantia de uma gestão democrática e participativa. “A partir de agora, teremos um conselho para trabalharmos juntos, compartilhando responsabilidades, a fim de promover o desenvolvimento da nossa região”.

O reitor Roberto Brandão explicou que a criação dos Conselhos Diretores dos campi é um mecanismo para assegurar a participação dos segmentos internos e da sociedade civil na gestão do Instituto. “Nosso intuito é dividir responsabilidades e garantir que os diferentes olhares possam nos levar às melhores decisões. Esse é um ato de democracia e é assim que buscamos conduzir a gestão do Instituto Federal do Maranhão”. Roberto Brandão falou ainda sobre a obra de construção das instalações definitivas do Campus Avançado Rosário, que deve ser inaugurado no início de 2020.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares, destacou que a presença do IFMA representa um marco na história de Rosário e é um legado para as atuais e futuras gerações. “Sem a educação, nada somos. A educação é fundamental e traz avanços em todos os setores”.

O presidente da Câmara Municipal de Rosário, vereador Luiz Carlos de Oliveira, parabenizou os membros do Conselho Diretor e ressaltou também a importância da instalação do IFMA em Rosário. “Será um avanço muito grande para a região do Munim e para a região metropolitana de São Luís. Essa obra vai beneficiar muito o nosso povo”.

O secretário municipal de Educação de Rosário e representante do segmento sociedade civil, Joaquim Francisco Neto, falou sobre o papel do IFMA no cenário educacional de Rosário e região. “É uma grande honra ter acompanhado desde o início essa luta pela implantação do IFMA aqui no município. Agradeço a oportunidade de fazer parte da primeira composição do Condir”.

A mesa diretora foi composta também pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Marco Torreão Filho; e pelo aluno Nataniel Santos Martins, representante do segmento discente.

Composição

O Condir do Campus Buriticupu será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTA         MEMBRO
Agenor Almeida Filho TITULAR
Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro SUPLENTE

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Visita às obras do Campus Avançado Rosário

Após a cerimônia de posse do Condir, servidores do Campus Avançado Rosário, a comitiva do reitor e a equipe da Diretoria de Infraestrutura do IFMA visitou a obra de construção das instalações definitivas do campus, situada no km 3 da BR 402, entre os municípios de Rosário e Bacabeira.