Página Inicial > Notícias > De ventana a ventana: um projeto de interação por vídeo com estudantes da Argentina

• publicado 14/08/2020 14h10
  • última modificação 14/08/2020 14h10

O curso de Extensão em Espanhol Básico do Campus Rosário realizou uma experiência de socialização cultural com integrantes do Bachillerato Popular El Galpón Cultural.

Um grupo de quatro extensionistas e um professor, do Projeto de Espanhol Básico, do Campus Avançado Rosário, se reinventam e aceitam desafios para seguir incentivando a participação e a aprendizagem, diante do difícil contexto de Pandemia. Com esse objetivo, o grupo iniciou uma atividade de interação através de mensagens por áudio, vídeos gravados e vídeo-chamadas com alunas doBachillerato Popular El Galpón Cultural, da Argentina,buscando a socialização de experiências, sensações e sonhos no mundo pós-pandemia.

Primeiramente, o vínculo, entre os dois grupos de distintos países, surgiu a partir do contato com Laura, professora de Linguagem do 3º ano do Ensino Médio, no Bachillerato El Galpón Cultural, uma escola de inspiração freireana que se localiza na Grande Bueno Aires. Após o contato entre os docentes, foi feita uma consulta entre alunas das duas escolas para saber quem poderia se dispor a uma atividade remota conforme se propunha. A ideia era levar às estudantes um incentivo para que compartilhassem um olhar esperançoso,aumentassem a vontade de aprender um idioma, além desensibilizarem outras pessoas para a importância de haver projetos que contemplem a educação, atendendo aos devidos cuidados com a saúde das pessoas.

Dessa forma, se intensificaram as trocas de mensagens, foram criados pontos a serem objetos de curiosidade entre os dois grupos, até haver um momento de uma conversa coletiva em uma ligação de vídeo por Whatsapp.  A partir desse momento, concluímos a fase de interação para que viesse a fase de avaliação e conclusão.

Após cessarem todas as etapas do projeto, os dois professores, idealizadores, editaram as partes mais significativas e produziram um vídeo intitulado “De ventana a ventana”, com o objetivo de demonstrar, através de uma produção audiovisual, como cada sujeito dessa ação vê o mundo, interpreta valores e culturas além de refletir sobre as suas esperanças em um mundo pós-pandêmico.

O vídeo brinda também o encontro entre as duas línguas (Português e Espanhol) apresentadas nas respectivas falas e nas devidas legendas. Com mais ou menos oito minutos de duração, este trabalho final tenta simbolizar o que foi o projeto em sua essência, enquanto era realizado entre os meses de maio e junho de 2020. O vídeo está disponível no youtube,pelo link https://www.youtube.com/watch?v=oSPhigF-X4I&t=3s , no canal do Professor Leandro Aguiar.