Página Inicial > Notícias > Campus altera período para matrícula de novos estudantes

Campus altera período para matrícula de novos estudantes

• publicado 27/02/2021 17h28
  • última modificação 27/02/2021 17h28

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, neste sábado, 27, a alteração no cronograma do seletivo 2021 para os campi São Luís – Centro Histórico, Itapecuru-Mirim e Rosário. Com a alteração, essas unidades realizarão a matrícula dos novos estudantes e os procedimentos de heteroidentificação para os candidatos classificados no sistema de cotas (pretos/pardos) no período de 10 a 23 de março.  A mudança ocorre em razão da confirmação de casos confirmados de Covid-19 em servidores dessas unidades.  Já  as demais 26 unidades do IFMA continuam com o cronograma já divulgando e iniciam nesta segunda-feira, 01º de março, a realização das matrículas e o recebimento de candidatos para os procedimentos heteroidentificação.

Dúvidas sobre Matrícula e Heteroidentificação, clique aqui

Período para Matrícula e Heteroidentificação para os campi São Luís – Centro Histórico, Itapecuru-Mirim e Rosário

Período para Matrícula e Heteroidentificação para os demais campi do IFMA (sem alterações)

Candidatos de cotas raciais precisam passar por Heteroidentificação

Os candidatos sorteados pelo sistema de cotas (pretos e pardos) passarão pelo procedimento de heteroidentificação antes da matrícula. A verificação ocorrerá com o candidato comparecendo pessoalmente nos endereços dos campi, informados no Anexo I do Edital. Os campi organizarão os espaços para a realização do processo de heteroidentificação seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os candidatos deverão seguir impreterivelmente as recomendações desse protocolo, assim como, fazer o uso obrigatório da máscara. A data da heteroidentificação é o mesmo período da matrícula informado abaixo.

O candidato convocado para o procedimento deverá apresentar documento original de identificação com foto no ato da heteroidentificação juntamente com a sua autodeclaração étnico-racial, disponível no Anexo II do Edital. A verificação será realizada por uma Comissão de Validação criada especificamente para esta finalidade, que avaliará as características fenotípicas o candidato. Os membros da Comissão irão verificar se os aspectos físicos do candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) o caracterizam como pertencente ao grupo racial negro.

Logo após a verificação, o candidato receberá uma cópia do parecer, contendo a informação do deferimento ou indeferimento da autodeclaração. Quem tiver sua autodeclaração deferida, estará apto a efetuar a efetuar a matrícula de forma online no portal do IFMA ou presencial nos campi e campi avançados, nos seus respectivos setores de Registro Escolar. O candidato cuja autodeclaração não seja confirmada pela comissão de heteroidentificação terá sua autodeclaração indeferida. O candidato que tiver sua autodeclaração indeferida pela comissão de heteroidentificação poderá encaminhar recurso.

Acesse o Edital com normas e procedimentos para Heteroidentificação e Matrícula

Matrículas

A matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada e o procedimento de heteroidentificação para os candidatos aprovados no sistema de cotas e que se autodeclaram pretos/pardos no momento da inscrição serão realizados no período de 01 a 12 de março, exceto aos campi São Luís – Centro Histórico, Itapecuru-Mirim e Rosário, que realizaram essas fases no período de 10 a 23 de março. As matrículas serão efetuadas de forma online OU presencial, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da matrícula, o candidato ou seu responsável legal (em caso de candidato menor de idade) deverá assinar o termo de autorização ou não de gravação de voz e imagem que ocorrerá no decorrer das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

O prazo para recorrer do indeferimento da autodeclaração étnico-racial será de 01 a 16 de março. Dentro desse prazo, o candidato tem até 2 dias úteis para interpor recurso contra o resultado, a contar do recebimento do indeferimento da sua autodeclaração como preto ou pardo. O resultado dos recursos será divulgado no dia 18 de março.

Matrículas online – O candidato aprovado deverá ter ou criar sua conta no “gov.br” antes de iniciar os procedimentos de matrículas online. Para realizar a matrícula online, os candidatos deverão anexar, após o preenchimento do formulário de matrícula, a documentação exigida no item 7 do Edital, conforme modalidade da vaga e cota, se for o caso. A documentação apresentada será submetida à análise de uma equipe do Campus correspondente e serão confirmadas as matrículas dos candidatos cuja a documentação atenda às exigências do Edital.

Matrículas presenciais – Os candidatos poderão realizar as matrículas de forma presencial, comparecendo ao respectivo campus (conforme endereços do anexo I do Edital) correspondente ao curso que foi classificado, levando toda a documentação referente à vaga para a qual foi classificado e comparecendo nas datas dispostas no cronograma do item 2 do Edital, no horário das 08h às 12h e de 14h às 17h. Para a realização da matrícula presencial do candidato menor de idade, se faz necessária a presença obrigatória do seu responsável legal. A matrícula presencial poderá ser feita por Procuração com firma reconhecida, no caso da impossibilidade do comparecimento do candidato e/ou do seu responsável legal.

Acesse a Página do Processo Seletivo 2021